A aferição utilizando as Lâminas de Prata para Aferição de Forno é praticada há muitos anos, valendo-se da propriedade dos metais quimicamente puros de apresentar um ponto de fusão estabelecido e não uma faixa de fusão como nas ligas.
As Lâminas são elaboradas com prata Ag 999,9 quimicamente pura obtida pelo refino eletrolítico, sua fusão é de 960°C, ideal para aferir temperatura nessa faixa.
A sugestão é aplicar a lâmina ao centro da base do forno ajustando a temperatura para 900°C iniciando o processo de aquecimento da lâmina. Chegando à 900°C programe o forno para interromper o aquecimento da lâmina e ao verificar, a mesma deve-se apresentar inalterada.
Esteja atento para os bordos da lâmina, se apresentar qualquer sinal de fusão significa que já estamos próximo de 960°C.
Após, ajuste à temperatura para 910°C e repita o processo atento a lâmina de prata.
Se a lâmina estiver curvada sobre ela mesma, significa que a fusão está muito perto de 960°C e o próximo aumento deverá ser de 5°C. Quando alcançada a temperatura
o resultado será uma bolinha de prata fundida. É necessário proteger a base do forno com fibra cerâmica, pois a prata tenderá a se infiltrar no refratário. Após o processo é conveniente aplicar um ciclo de queima completa utilizando a pastilha de grafite fundido garantindo a limpeza da câmara.